Programas

Confira todos os Programas que a Reencontro oferece! 

Conferência audiovisual
Getty Images - 1288949400
Sessão de terapia

Curso de Preparação de Habilitação a adoção

O Curso de Preparação de Habilitação a Adoção realizado na comarca de Araucária é autorizado pela Vara da Infância, assim como, o encaminhamento dos pretendentes a adoção é feito por ela.

 

A Reencontro emite o certificado do curso apenas aos participantes que cumprem 100% de presença. Esse certificado faz parte dos requisitos da documentação para o processo de adoção realizado pela Vara da Infância.

 

A duração do curso é de 5 (cinco) dias, com uma carga horária diária de duas horas e trinta minutos.  

 

Os pré-requisitos para participar do curso são: ter interesse na adoção ou querer conhecer o sistema adotivo e, até mesmo casal, já com filhos biológicos, para autoconhecimento.

O curso é ministrado dentro da comarca de Araucária, porém atende o público de outras comarcas parceiras, tais como: Fazenda Rio Grande, Rio Negro, Contenda, Lapa, Mafra e

Quitandinha.

Pré-Adoção

A Pré-Adoção incide em realizar atendimentos individualizados dos pretendentes a adoção com o objetivo de entender quais são as necessidades deles, por exemplo, em questões psicossociais.

Quando necessário o acompanhamento é feito de forma terapêutica, com o psicólogo, e/ou são feitas as visitas domiciliares. 

O público alvo dessa célula vem do Curso de Preparação de Habilitação a Adoção e de grupos interessados no sistema adotivo.  

Outra atividade é a realização de eventos de esclarecimentos das formas para adoção e atividades de vivência com os futuros filhos.

 

Ainda faz parte da Pré-Adoção a manutenção do grupo Adoção Legal que conta com mais de 20 mil participantes nas redes sociais.

Pós-Adoção

A Pós-Adoção funciona com realizações de reuniões quinzenais do grupo de apoio, além de atender os casos individuais, quando se faz necessário.

O público que participa do Pós-Adoção vem indicado pelo SAI (Vara da Infância), logo após o início do estágio de aproximação com a criança indicada pelo setor psicossocial deste órgão. Porém, também há atendimentos dos casos encaminhados pelas comarcas próximas/parceiras.

 

Ainda compondo essa célula há agendamento e realização de visitas domiciliares quando necessário.

 

A célula fica disponível em horário comercial, no entanto, há disponibilidade de atendimento todos os dias, para os casos urgentes, por meio virtual (telefone, aplicativo de mensagens) e por meio presencial.

Programa Vidas que se Encontram

Esse programa tem como foco a adoção tardia, buscando oportunizar as crianças e os adolescentes de difícil adoção.

Nessa célula somente os pretendentes devidamente habilitados podem participar.

A comarca de Araucária convida os pretendentes de nível estadual a participarem de uma tarde de festa com crianças institucionalizadas e destituídas do poder familiar.

 

Esse evento acontece duas vezes ao ano, sendo um presencial e outro de forma virtual.

As crianças e os adolescentes são convidados a participarem através do CONSIJ e das Varas das Infâncias das comarcas parceiras.

© 2023 by Springhill Elementary PTA. Proudly created with Wix.com

Casal de lésbicas com filho
adoções